sexta-feira, 24 de maio de 2013

Novo Conceito dicas (parte 2)



Olá gente, estou aqui novamente para completar o que comecei no post passado, eu postei #dicas que a Editora Novo Conceito oferece a quem deseja publicar um livro em seu nome. No post passado eu postei três de onze, aqui vai o restante:
4 – Qual é seu objetivo?
Para quem você quer escrever? Para você mesmo e seus amigos, ou para muitas pessoas, a ponto de se tornar um(a) escritor(a) de sucesso? Se sua intenção é se tornar um escritor profissional, então não despreze as leis do mercado literário. Priorize em seus livros temas de interesse geral. Por exemplo: se quer escrever para jovens, fale sobre assuntos que os interessam e numa linguagem que eles entendam.

5 – Não se esqueça: somos brasileiros
Sabemos que os conflitos humanos são universais e afligem pessoas de todos os continentes. No entanto, a literatura é uma das formas mais eficientes de se divulgar e consolidar a cultura de um país e de um povo. O selo Jovem da Editora Novo Conceito prioriza livros cujas histórias se passam no Brasil, ou cujos personagens são brasileiros. É uma maneira de divulgar e valorizar nossos costumes, nosso modo de ser. Todos os temas, mesmo os de origem estrangeira – anjos, bruxos, vampiros, lobisomens, seitas, magia... – podem ser adaptados ao nosso país. Já pensou nisso? E quando você fala de uma realidade que todos conhecem, a história se torna mais verossímil.

6 – Escrever bem é essencial
Assim como não basta escrever bem e criar uma história ruim, não é suficiente imaginar uma história maravilhosa e escrever mal. A base de um bom texto repousa na clareza, objetividade, palavras simples e concretas, parágrafos curtos e alguma elegância. Não é algo que se adquira da noite para o dia. É preciso cultivar o hábito diário de se ler (de preferência bons autores) e escrever (mesmo em diários, blogs ou em redes sociais da internet). Você não escova os dentes todos os dias? Pois encare ler e escrever com a mesma obrigação.

7 – Sua ferramenta é a língua portuguesa
Não é preciso se tornar um especialista em sintaxe, mas o interesse pelas questões primordiais de nossa língua - a leitura, o conhecimento de suas regras e a checagem contínua da ortografia - são essenciais para quem quer se tornar um(a) escritor(a). Escreva sempre com um dicionário ao lado.


By// A. B. Bernardes


Nenhum comentário:

Postar um comentário