sábado, 25 de maio de 2013

Novo Conceito dicas (parte 3)



Olá gente, e mais uma vez aqui estou para completar o que comecei sobre as #dicas da editora Novo Conceito:
8 – Apresentação é importante
Se a sua sinopse já vem com muitos erros, dificilmente o editor passará o seu livro para a segunda etapa do processo de seleção. Aproveite os campos para a apresentação de sua obra e seu currículo para mostrar que você sabe escrever bem e está oferecendo um livro com boas possibilidades de sucesso. Não se autoelogie nem autoelogie seu livro. Deixe que seu texto fale por ambos.

9 – Seja criativo
Evite lugares-comuns, temas e personagens batidos. Copiar fórmulas que deram certo em outras obras não garante que seu livro também seja bem-sucedido. Procure ser criativo. Conteúdos e formas originais chamam mais a atenção. Use descrições para dar cor ao texto. Opte por diálogos fortes, incisivos. Mas não se esqueça de que o mais importante é ser compreendido e cativar seus leitores com sua história.

10 – Depois de pronto, releia
Grandes escritores podem mexer no texto dezenas de vezes. E a cada vez encontrarão uma forma mais simples e eficaz de dizer o que querem. Portanto, não deixe de reler, mais de uma vez, o que escreveu. Alguém já disse que "escrever é cortar palavras". Portanto, corte sem piedade aquilo que não acrescenta nada ao texto nem à história. Uma dica: perceba como costumamos usar exageradamente a palavra "eu". Esses ajustes posteriores dão trabalho, mas melhoram muito a obra. Também já disseram, com razão, que "nada que é escrito sem esforço é lido com prazer".

11 – Persista. E se você é jovem, persista ainda mais
Não ter o livro selecionado para a publicação pela Editora Novo Conceito não deve ser motivo de desânimo. Fique certo de que, ao prosseguir escrevendo, você se tornará um(a) escritor(a) cada vez melhor. A vida tratará de lhe proporcionar experiências fundamentais para que possa entender melhor a alma humana, e suas histórias e textos refletirão isso. Assim, mesmo que seu livro não seja selecionado por nós, não desanime. Continue fazendo o que é necessário para se tornar bom um(a) escritor(a). Estaremos aqui, de braços abertos, para analisar a sua próxima obra.


By// A. B. Bernardes


Nenhum comentário:

Postar um comentário